segunda-feira, 4 de abril de 2016

Reeducação Alimentar - Quero viver muito ainda

Tal como prometido, hoje venho falar-vos da minha reeducação alimentar.


Já vos contei num post anterior que sempre fui magra, até mais do que queria.

Este ano isso mudou, de repente tinha mais quase 7kg.
E a barriguinha que ia aparecendo ao longo do dia (inchaço abdominal), agora começa logo pela manhã.
Decidi que tinha de perceber o problema da barriga e controlar o novo peso.
Aliado a isso a minha alimentação e a entrada no mercado do trabalho pós-mestrado, faz-me estar sentada a enfardar 9h, por dia.
Não que queira começar a correr a meia maratona (aliás, odeio corrida).
Quero viver até aos 90, acho que nunca o mencionei aqui.
Quero ter saúde na idade, em que mais tempo livre vou ter. Para aproveitar mais e melhor.
Até lá quero que, igualmente, o meu percurso seja com o menor numero de sustos possíveis.
O meu avô materno (que tanto amo) é o melhor exemplo que tenho, de tudo, e também no que toca a saúde e estilo de vida.
Decidi em Novembro do ano passado começar a  fazer exercício regular, tipo 5 dias por semana, mas práticas leves.
Tem sido bem fácil até. Talvez até volte para o ginásio.
Ah, e dia 25 tenho a minha primeira corrida (que detesto), sem objetivos, só para experimentar e fazer algum exercício com os amigos no feriado.
A parte mais complicada tem sido a alimentação.
Sempre comi o que quis, na quantidade que quis e nunca engordei. Juro-vos.
Agora é-me difícil adaptar ao novo registo.
Sempre tive uma alimentação muito diversificada, e acho que parte do equilíbrio vinha daí (o resto devia ser o metabolismo, a idade e a herança genética).
Essencialmente, tentei (sim, porque ainda não consegui) retirar os hidratos à noite, reduzir ao máximo açúcar e sal, bem como ingerir mais água e fazer mais refeições.
Isto é uma primeira etapa, o objetivo é mais ambicioso. Mas para ser bem sucedido, quero começar devagar.
Só falta reduzir ainda mais o sal e tirar os hidratos à noite. Só que como ainda vivo com a minha mãe, e ela de momento está em casa de baixa, é ela que cozinha sempre. E esqueçam, só piora a tarefa de não comer hidratos.
Acho que este passo só vou alcançar quando me mudar LOL
Escolhi o fim de semana para comer livremente, mas sem exageros. Caso contrário acho que deixava de ter vida social. Também é uma questão de não sermos obcecados com nada. Tudo com moderação.
De momento estou a refletir sobre fazer ou não um teste de intolerância alimentar, será o próximo post deste assunto.

Aqui ficam os produtos que mais uso na minha alimentação.









Só me falta encontrar um substituto para o leite, que adoro! Não sei como prescindir.
Adaptei-me ao leite sem lactose da mimosa, mas é caríssimo (1,80€ por cada litro), além de que existe toda uma discussão à volta do leite.
Contudo, detestei leite de soja e de arroz.

<3


A saber:
Gelatina Linea 0% da Royal
Iogurte Grego Ligeiro de Morando da Milbona (LIDL)
Queijo Fresco da Goldessa (LIDL)
Chocolate Negro/Preto 74% Cacau
Queijo Quark da Linessa (LIDL)
Sementes de Chia da Seara
Chá Verde da Tettley
Iogurtes Natural Slim 0% (Continente)
Stevia da Canderel
Gelatina de Iogurte da Danone, I love Corpos Danone
Tostas de Milho
Bolachas Marinheiras de Chia
Gelado Pura Vida (Pingo Doce)
Leite Magro Bem Essencial Sem Lactose da Mimosa
Leite de Soja e Arroz da Gutbio (ALDI)
Leite de Soja Natural da Soy Pro (ALDI)

Sem comentários:

Enviar um comentário